Denúncia de Tutores em relação Instrução Normativa, nº41 PROGRAD/UFMS e Editais de Seleção de Tutores

A CENAPET foi procurada por meio de ofício no dia 10 de junho de 2021 por tutores de Grupos PET da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que relataram que estão sendo impedidos pelas normas internas da IES (Instituição de Ensino Superior) de participarem de processos de seleção de tutores para o Programa de Educação Tutorial (PET) ao término de seu período de atuação regulamentar (fixado em 6 anos pela Portaria MEC no 976/2010), o que, em sua visão, constitui violação das regras que estruturam o Programa em âmbito nacional.
Estamos indignades, pois mesmo após reunião com reitor e pró-reitor de graduação da UFMS eles não aceitaram nosso pedido para permitir que tutores que tivessem acabado de ser desligados participassem do processo seletivo.
Nossa luta é contra autoritarismo como esses. Ignorar um ofício do MEC não encaixa na visão de inclusão prevista no nosso programa.
Para mais informações, acessem no site da CENAPET o ofício de resposta da Diretoria respaldado na legislação que esclarece esse absurdo.

Publicado em 11/08/2021