Adiamento do XXV Encontro Nacional dos Grupos PET - ENAPET

Em decorrência da pandemia do novo Corona Vírus (COVID-19) e das suspensões das atividades acadêmicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), juntamente com a recomendação da CENAPET em adiar os eventos regionais e nacionais dos grupos PET, o nosso adorado evento será adiado para uma futura data, ainda a ser confirmada. É com grande pesar que informamos o adiamento, mas reiteramos que o evento NÃO está cancelado e, assim que possível, traremos mais informações!

Por conta do nosso evento depender das decisões e projetos feitos nos eventos regionais, o evento nacional não poderá ser realizado antes de todos eles ocorrerem. Portanto, pedimos a compreensão de todos e esperamos contar com a sua presença no maravilhoso XXV ENAPET!

• Sobre o Coronavírus:

O Coronavírus ou Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARSCoV-2) é um vírus pertencente a uma grande família de vírus que acometem o sistema respiratório, cuja infecção se dá por meio do contato próximo às pessoas infectadas e pelo ar com secreções contaminadas.

• Manifestações clínicas:

As manifestações clínicas mais brandas da infecção são semelhantes a resfriados comuns, tais como coriza, tosse, dor de garganta e febre. No entanto, as manifestações mais graves, como a dificuldade para respirar e pneumonia, são as preocupantes para os profissionais da saúde, principalmente para o grupo de risco: idosos, diabéticos e fumantes.

• Como evitar a transmissão?

É essencial neste momento permanecer em casa de quarentena, tendo em vista que o vírus se dissemina facilmente pelo ar. Lembre-se também de tomar as medidas de segurança: higienizar as mãos corretamente, evitar aglomerações e evitar levar as mãos ao rosto sem higienizá-las. Caso alguém do seu círculo íntimo esteja com sintomas tente manter 1 metro de distância delas(es).

• Suspensão das atividades acadêmicas e de aglomerações de pessoas:

Devido a pandemia e a rápida transmissão do vírus, foi preciso tomar medidas preventivas, sendo uma delas evitar aglomerações de pessoas, pois a transmissão nestes locais seriam maiores. Tendo em vista isso, as universidades do país decidiram adiar suas atividades, priorizando a saúde da comunidade acadêmica.

• Sugestões do que fazer em casa durante a quarentena:

A quarentena pode ser uma oportunidade de aprimorar conhecimento, de descansar, aprender novos hobbies ou fazer aqueles que você gosta, manter a sanidade mental em tempos como esse é essencial e é pensando nisso que nós da organização do XXV ENAPET estamos disponibilizando essa lista elaborada pelo grupo PET Farmácia/UFPR com cursos online gratuitos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1VOMMprd_vyWwkQhpEYk4bMycfh60WLdelshIF4J1amc/edit?usp=sharing

Lembre-se: Respeitando o isolamento, logo tudo voltará ao normal!

Comissão Organizadora
XXV ENAPET
comunicacao25enapet@gmail.com

Publicado em 27/05/2020