Sesu

Índice
  1. Sesu/MEC: Orientações gerais
  2. Ofício Circular nº01-2015 – Preenchimento e envio da prestação de contas 2014 pelo tutor
  3. Ofício Circular nº02-2015 – Esclarecimentos sobre o Custeio 2015
  4. Ofício Circular nº 03 2015 MEC SESu DIPES CGRE
  5. Ofício Circular nº 04 2015 MEC SESu DIPES CGRE – calendário anual de planejamento, relatório e prestação de contas

Sesu/MEC: Orientações gerais

A Secretaria de Educação Superior (Sesu) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil. A Sesu tem como objetivo principal formular e implementar políticas públicas relacionadas ao ensino superior no país.

A Sesu é responsável por orientar e apoiar as instituições de ensino superior, promovendo a qualidade e o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão. Através de suas diretrizes, a Sesu busca garantir a democratização do acesso ao ensino superior, a inclusão social e o fortalecimento da autonomia universitária.

Uma das principais ações da Sesu é a gestão do Programa de Educação Tutorial (PET). O PET é um programa que visa promover a formação acadêmica e profissional de estudantes de graduação, através da realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O programa é desenvolvido por grupos de estudantes, orientados por tutores, em diversas áreas do conhecimento.

A Sesu também é responsável por emitir orientações gerais para as instituições de ensino superior, visando a regulamentação e o funcionamento adequado das atividades acadêmicas. Essas orientações são fundamentais para garantir a qualidade do ensino e a melhoria contínua das instituições de ensino superior.

Além disso, a Sesu emite comunicados e ofícios circulares, que são documentos oficiais que estabelecem diretrizes e orientações para as instituições de ensino superior. Esses documentos são importantes para manter as instituições informadas sobre as políticas e diretrizes do MEC.

É importante ressaltar que a Sesu trabalha em parceria com outras secretarias e órgãos do MEC, como a Diretoria de Políticas e Programas de Graduação (Dipes) e a Coordenação-Geral de Regulação da Educação Superior (Cgre), para promover a integração e a articulação das políticas públicas relacionadas ao ensino superior.

Em relação ao PET, a Sesu emite orientações específicas para o funcionamento do programa. Essas orientações abrangem desde a criação e organização dos grupos PET até a prestação de contas e a realização de eventos.

Para solicitar informações ou esclarecer dúvidas sobre as orientações da Sesu, os interessados devem entrar em contato com a Comissão Executiva Nacional do PET, que é responsável por gerenciar e executar as ações do programa em âmbito nacional.

A Sesu/MEC desempenha um papel fundamental na promoção da educação superior de qualidade no Brasil. Através de suas orientações gerais e programas como o PET, a Sesu contribui para o fortalecimento do ensino superior e o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes.

Sesu/MEC

Desenvolvido por: PET BCC - UFSCar

Todos os direitos reservados

CENAPET

Quem somos

Estatuto

Ações

Reuniões

Cartas e comunicados

Diretoria

Todas as gestões

Relatórios da gestão

Conselho

Todos os conselhos

Documentos

Relatórios

Anuidade

DOCUMENTOS

Orientações gerais SESu/MEC

Outros PET

O que é

Grupos

Mapa

Comissões Nacionais

DiversificaPET

DivulgaPET

MobilizaPET

EVENTOS

Diretrizes Nacional

Regionais

ECONPET

ECOPET

NORTEPET

SUDESTEPET

ENEPET

SULPET

CADASTRO

CONTATO

Ofício Circular nº01-2015 – Preenchimento e envio da prestação de contas 2014 pelo tutor

Ofício Circular nº02-2015 – Esclarecimentos sobre o Custeio 2015

Ofício Circular nº 03 2015 MEC SESu DIPES CGRE

Ofício Circular nº 04 2015 MEC SESu DIPES CGRE – calendário anual de planejamento, relatório e prestação de contas

Passo a passo de como fazer sua solicitação no MEC-CUBE

Comissão Executiva Nacional Programa de Educação Tutorial

Rita Costa

Olá, eu sou a Rita, uma autora apaixonada e especialista em temas relacionados ao mundo dos animais de estimação. Como colaboradora do site CenaPet, meu objetivo é compartilhar conhecimento e informações relevantes sobre a educação e estudos relacionados aos nossos queridos companheiros de quatro patas. Com minha experiência e dedicação, busco sempre trazer conteúdo de qualidade e ajudar os leitores a cuidarem melhor de seus animais de estimação. Junte-se a mim nessa jornada de aprendizado e descobertas no CenaPet, o seu portal de educação e estudos sobre pets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up