Cenapet

Índice
  1. CENAPET
  2. Quem somos
  3. Estatuto
  4. Ações
  5. Diretoria
  6. Conselho
  7. Documentos
  8. O que é o PET
  9. Grupos
  10. Comissões Nacionais
  11. EVENTOS
  12. CADASTRO
  13. CONTATO

CENAPET

O CENAPET, também conhecido como Comissão Executiva Nacional do Programa de Educação Tutorial (PET), é uma instituição que tem como objetivo promover a educação e a formação acadêmica de estudantes de graduação. O programa é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e tem como base a tríade ensino, pesquisa e extensão.

CENAPET

Quem somos

O CENAPET é formado por estudantes de diversas instituições de ensino superior do Brasil, que se unem para promover a troca de conhecimentos e experiências. Através do programa PET, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver atividades acadêmicas, sociais e culturais, contribuindo para a sua formação integral.

Estatuto

O estatuto do CENAPET é o documento que estabelece as diretrizes e normas de funcionamento da instituição. O estatuto é atualizado periodicamente para se adequar às necessidades e demandas dos estudantes e do programa PET. As versões mais recentes do estatuto são:

  • Estatuto 2019: Esta é a versão mais recente do estatuto, que contém as modificações geradas no XXIV ENAPET em Natal/RN.
  • Estatuto 2017: Versão gerada em Brasília/DF.
  • Estatuto 2015: Versão gerada em Belém/PA.
  • Estatuto 2013: Versão gerada em Recife/CE.

Ações

O CENAPET promove diversas ações com o objetivo de fortalecer o programa PET e contribuir para a formação dos estudantes. Algumas das principais ações desenvolvidas são:

  • Reuniões: São realizadas reuniões periódicas para discutir e planejar as atividades do CENAPET.
  • Cartas e comunicados: O CENAPET elabora cartas e comunicados para informar os estudantes sobre as ações e decisões da instituição.

Diretoria

A diretoria do CENAPET é responsável por coordenar as atividades da instituição. A diretoria é composta por estudantes eleitos pelos demais membros do CENAPET e tem mandato temporário. Todas as gestões da diretoria são registradas e relatadas para garantir a transparência e o bom funcionamento da instituição.

Conselho

O conselho do CENAPET é um órgão consultivo e deliberativo que tem como objetivo auxiliar a diretoria na tomada de decisões. O conselho é composto por representantes de todas as instituições participantes do programa PET e se reúne regularmente para discutir e propor ações para o desenvolvimento do programa.

Documentos

O CENAPET possui diversos documentos que são utilizados como referência e orientação para as atividades do programa PET. Alguns dos principais documentos são:

  • Relatórios: São elaborados relatórios periódicos para registrar as atividades desenvolvidas pelo CENAPET e pelos grupos PET.
  • Anuidade: O CENAPET estabelece anualmente o valor da anuidade que deve ser paga pelas instituições participantes do programa PET.
  • Orientações gerais SESu/MEC: São documentos emitidos pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação que estabelecem diretrizes e orientações para o programa PET.
  • Outros PET: São documentos e informações relacionados a outros grupos PET e suas atividades.

O que é o PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa promover a formação acadêmica, a qualidade do ensino e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. O PET é desenvolvido por estudantes de graduação, com orientação de professores, e tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes.

Grupos

No âmbito do programa PET, existem diversos grupos que são responsáveis por desenvolver as atividades do programa. Esses grupos estão presentes em diversas instituições de ensino superior do Brasil e são formados por estudantes de diferentes áreas do conhecimento. Os grupos PET atuam em diversas áreas, como ciências exatas, humanas, biológicas, entre outras.

Comissões Nacionais

O CENAPET conta com comissões nacionais que têm como objetivo desenvolver ações específicas em áreas temáticas. Alguns exemplos de comissões nacionais são:

  • DiversificaPET: Comissão responsável por promover a diversidade e a inclusão nas atividades do programa PET.
  • DivulgaPET: Comissão responsável por divulgar as ações e os resultados do programa PET para a sociedade.
  • MobilizaPET: Comissão responsável por promover a mobilização e a participação dos estudantes nas atividades do programa PET.

EVENTOS

O CENAPET promove e participa de diversos eventos relacionados ao programa PET. Esses eventos têm como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes e contribuir para o fortalecimento do programa. Alguns exemplos de eventos são:

  • Diretrizes Nacional
  • Regionais ECONPET
  • ECOPET NORTEPET
  • SUDESTEPET
  • ENEPET SULPET

CADASTRO

O CENAPET possui um sistema de cadastro para as instituições interessadas em participar do programa PET. O cadastro é realizado através de um formulário online e permite que as instituições sejam oficialmente reconhecidas como participantes do programa PET.

CONTATO

Para entrar em contato com o CENAPET, basta preencher o formulário de contato disponível no site oficial da instituição. O CENAPET está sempre disponível para esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre o programa PET.

Desenvolvido por: PET BCC - UFSCar

Todos os direitos reservados

Rita Costa

Olá, eu sou a Rita, uma autora apaixonada e especialista em temas relacionados ao mundo dos animais de estimação. Como colaboradora do site CenaPet, meu objetivo é compartilhar conhecimento e informações relevantes sobre a educação e estudos relacionados aos nossos queridos companheiros de quatro patas. Com minha experiência e dedicação, busco sempre trazer conteúdo de qualidade e ajudar os leitores a cuidarem melhor de seus animais de estimação. Junte-se a mim nessa jornada de aprendizado e descobertas no CenaPet, o seu portal de educação e estudos sobre pets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up